微信扫一扫
Recentemente, sob a coordenação de Xu Qi, Embaixador de Comunicação Cultural no Exterior do Condado de Chengwu e professor público do Instituto Confúcio, foi realizada a "Experiência Cultural Chinesa - Confecção de Lanternas" na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), no Brasil, que atraiu a participação de muitos estudantes e entusiastas da cultura.
No local da atividade, os professores do Instituto Confúcio apresentaram aos participantes em detalhes a comparação cultural das lanternas de diferentes países, a origem e o significado histórico das lanternas chinesas, os festivais e costumes relacionados às lanternas, a modernização dos elementos das lanternas e os métodos de produção das lanternas, etc. Os professores então orientaram os participantes a criar suas próprias lanternas. Posteriormente, sob a orientação dos professores, todos se dedicaram gradualmente aos seus próprios trabalhos, desenhando elaboradamente flores de peônia e escrevendo poemas chineses antigos na superfície de papel das lanternas, de modo que cada lanterna se tornou uma obra de arte que carrega um profundo patrimônio cultural. Depois de terminar a produção, todos exibiram alegremente suas lanternas especiais e tiraram fotos uns dos outros, dizendo que, por meio dessa experiência cultural interativa, eles não apenas aprenderam sobre o artesanato tradicional chinês, mas também adquiriram uma compreensão e uma apreciação mais profundas da cultura chinesa.
"Esse evento não apenas aprimora o intercâmbio cultural entre a China e o Brasil, mas também oferece uma plataforma para que os entusiastas da cultura chinesa no Brasil apresentem e aprendam sobre a excelente cultura tradicional chinesa. Espera-se que, por meio desses intercâmbios culturais, mais pessoas possam entender e amar a cultura chinesa e, ao mesmo tempo, a atmosfera dos festivais tradicionais chineses possa continuar e ser levada adiante no exterior". disse Xu Qi.