微信扫一扫
Recentemente, no condado de Chengwu, província de Shandong, no estúdio de Wang Baoxiang, mais de uma dúzia de moradores estão se concentrando na fabricação de bules de cerâmica negra. Dong Yaxuan, que acaba de chegar ao estúdio, é uma mulher da vila de Lvzhuang que ficou sabendo por acaso que aprender a fazer cerâmica pode render dinheiro, por isso foi ao estúdio para aprender a fazer cerâmica preta.
"Tenho aprendido com o Sr. Wang durante esse período, o processo de produção é muito interessante e posso subsidiar minha família e aumentar parte da minha renda depois que terminar meus estudos." Depois de muitos dias preparando o terreno para o aprendizado teórico, Dong Yaxuan deu início à tão esperada aula prática.
Começando com o solo, moendo a argila, amassando o solo, na floresta, moldando ...... pás de argila, pelos estagiários repetidamente amassadas, polidas, cuidadosamente esculpidas, em pouco tempo serão transformadas em um homenzinho fantástico, belas linhas do porta-canetas, um pequeno e delicado bule de chá, um por um, todos eles ganham vida.
No início deste ano, Wang Baoxiang e o Departamento de Recursos Humanos e Previdência Social do Condado de Chengwu realizaram uma série de cursos de treinamento sob a marca "Shandong handmade - produção de cerâmica preta", transferiram o estúdio de cerâmica preta para o vilarejo de Lvzhuang, "mercado de riqueza comum", orientando a transferência rural de trabalhadores, desempregados registrados e outras populações a participarem do treinamento, para abrir um novo caminho de emprego para eles.
"As pessoas que passamos adiante são principalmente para as massas, com foco no campo, onde há muita mão de obra ociosa, e usando esse tempo elas aprendem a fazer cerâmica negra e podem contar com o artesanato para obter lucro no futuro. Ao mesmo tempo, também espero que as habilidades de produção de cerâmica negra possam ser melhor herdadas dessa forma." Wang Baoxiang, um artesão de cerâmica negra, disse.
Até agora, neste ano, mais de 50 moradores da cidade conseguiram gerar renda por meio da fabricação de bules e ornamentos de cerâmica negra. A combinação orgânica da cultura não patrimonial e do treinamento de habilidades possibilitou o desenvolvimento de vínculos entre inovação de treinamento, aprimoramento de habilidades, herança de habilidades e geração de emprego e renda.